O presidente da Embratur e pretenso candidato ao Governo do Maranhão em 2014, Flávio Dino (PCdoB), está uma “arara” com o “padrinho” político e prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT).
Tudo porque nesta sexta-feira (16) o “muy amigo” prefeito convidou o possível adversário do comunista na disputa pelo Palácio dos Leões, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) , a proferir a aula inaugural do Curso de Direito da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema), de propriedade do pedetista.
A chateação de Flávio acontece porque ele é especialista justamente em Direito e ficou fora da festa. Para compensar o “aliado”, o prefeito participou com o comunista neste sábado (17) de uma série de eventos da prefeitura.
Antes da palestra, Lobão passou na casa de Paulo Marinho para uma conversa. Depois da “aula de Direito”, ele seguiu direto para um “rega-bofe” na casa de Humberto Coutinho, no Condomínio Village, o mais chique de Caxias.
A relação de Lobão com o que restou da “Balaiada” também traz prejuízos políticos ao ministro. O próprio Paulo Marinho não engole a proximidade dele do arqui-inimigo.
Em várias regiões do Maranhão o fato se repete, como em Codó. Na cidade, Lobão apoia o grupo do empresário Chiquinho Oliveira (PTB) contra o prefeito Zito Rolim (PV). Chiquinho quer lançar o filho, Francisco Nagib (PR), candidato à prefeitura em 2012.
Por conta disso, Lobão é sempre visto com desconfiança por várias alas do grupo Sarney. São essas lideranças interioranas que mais torcem o nariz para uma candidatura dele em 2014.